Plano Municipal de Educação é discutido em Audiência Pública

Durante o evento foram apresentadas as 20 metas propostas pelo município, e os educadores puderam expressar suas opiniões

12/08/2015 - 18:34hs, Postado por Secretaria Municipal de Educação, Fonte: Secretaria Municipal de Educação Plano Municipal de Educação é discutido em Audiência Pública

Plano Municipal de Educação é discutido em Audiência Pública

No dia 29 de julho aconteceu a audiência pública sobre as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação para o decênio 2015–2025, que contou com a presença de dezenas de professores, pedagogos e demais profissionais da área com vistas à construção de um plano que atenda à realidade e às necessidades específicas do município, articulado com os Planos Nacional e Estadual de Educação.

Entre as 20 metas do Plano Municipal de Educação já propostas estão alfabetizar todas as crianças, no máximo, até os 8 anos de idade, oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 (vinte e nove) anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 anos de estudo.

Após os resultados das discussões e sugestões, as metas e estratégias serão incluídas em Projeto de Lei para ser avaliação e votado pelos vereadores.

Confira algumas metas do Plano Municipal de Educação (PME)

- Universalizar, até 2025, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos.

- Universalizar o ensino fundamental de 9 anos para toda população de 6 a 14 anos, e trabalhar para que pelo menos 75% dos alunos do município concluam essa etapa em idade apropriada.

- Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até os 8  anos de idade.

- Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica, em colaboração com o Governo Estadual e Federal.

- Elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 anos de estudo no último ano de vigência deste Plano, para as populações do campo, de menor escolaridade no município, dos 50% mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados ao IBGE, em colaboração com o Estado e o Governo Federal.

- Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2017 e, até o final da vigência deste PME, reduzir significativamente o analfabetismo absoluto e reduzir a taxa de analfabetismo funcional.

- Articular parceria com o governo Estadual e Federal para oferecer no mínimo, 15% (quinze por cento) das matrículas de Educação de Jovens e Adultos, nos Ensinos Fundamental e Médio, na forma integrada à educação profissional.