Assista ao vídeo!

Vamos quebrar o ciclo do Mosquito!

02/02/2017 - 10:16hs, Postado por Comunicação, Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Assista ao vídeo!

Faça sua parte! Mobilize sua família!

A Prefeitura de Ibatiba te convida a entrar nessa batalha: vamos quebrar o ciclo do mosquito! Faça sua parte! Mobilize sua família!

Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 7 a 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana: assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido. (Veja o ciclo do mosquito no vídeo abaixo do texto)

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CRIADOUROS:

Pesquisas realizadas em campo indicam que os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis (muito utilizados para armazenagem de água para uso doméstico em locais dotados de infraestrutura urbana precária), são os criadouros que mais produzem Aedes aegypti e, portanto, os mais perigosos. Isso não significa que a população possa descuidar da atenção a pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, entre outros. O Aedes aegypti coloca seus ovos, preferencialmente, nas paredes de criadouros com água limpa e parada, bem próximo à superfície da água. Daí a importância de lavar, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes que não podem ser eliminados, onde o ovo pode permanecer grudado.

Veja algumas dicas para se prevenir da doença:

- Mantenha caixas ou barris de água fechados com tampa adequada;

- Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje;

- Elimine folhas, galhos, e qualquer obstáculo que possa impedir a água de fluir pelas calhas;

- Encha de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas;

- Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;

- Não deixe pneus expostos com água no interior;

- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados;

- Lave com sabão e escovas o interior dos tanques utilizados para armazenar água