Secretaria de Ação Social em novo endereço

Sejam bem-vindos!

16/02/2017 - 13:45hs, Postado por Comunicação, Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Secretaria de Ação Social em novo endereço

Imagem ilustrativa

A partir de agora a Secretaria está atendendo na rua Dimas Ambrósio Trindade, sem número, Centro.

O novo espaço traz novidades para o cidadão, agora além de concentrar a Ação Social e o CREAS em um mesmo ambiente também serão disponibilizados os serviços de identificação, Junta Militar e Ministério do Trabalho onde a população terá acesso permanente a emissão dos seguintes documentos: carteira de identidade, certificado de reservista e carteira de trabalho.

Essa reestruturação visa o melhor atendimento a população.

Secretaria Municipal de Ação Social: www.ibatiba.es.gov.br/acao-social

Políticas-fim estão voltadas para o atendimento integral às famílias, às crianças e aos adolescentes, às mulheres, aos idosos, às pessoas em situação de rua e às pessoas com deficiência, estabelecendo-se como prioridade os segmentos que se encontrem em situação de maior vulnerabilidade social.

A Secretaria responde pela concessão, gestão ou orientação às famílias quanto aos benefícios socioassistenciais que são de três modalidades:

Continuados (transferência direta e regular de renda): Benefício de Prestação Continuada para pessoas idosas e pessoas com deficiência (federal), a bolsa-família (federal) e a garantia de renda mínima (municipal); Eventuais: suplementação alimentar, segunda via de documentos pessoais, passagens rodoviárias intermunicipais e interestaduais, pagamento de contas de água e luz, aquisição e manutenção de instrumentos de trabalho, fotos e fotocópias para documentos pessoais e pequenos reparos na moradia; Emergenciais: abrigo e suprimentos alimentares e de higiene. As políticas-meio são: de parcerias, de recursos humanos, de comunicação institucional, de relações interinstitucionais, de tecnologia da informação, de vigilância social, de gestão do espaço físico, instalações e equipamentos e de gestão de recursos financeiros.

Há ainda os recursos federais que não integram o orçamento municipal e que, no entanto, destinam-se à área de Assistência Social na cidade de Ibatiba, como são os casos da Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada, em que os valores são repassados diretamente aos beneficiários.

Secretário: Carlos Roberto da Fonseca

Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS

O CREAS é uma unidade pública que oferta serviço especializado e continuado a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos.

O CREAS busca construir um espaço para acolhimento dessas pessoas, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares de forma a superar a situação apresentada.