// CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS

Dia 22 de março - Dia Mundial da Água

Ontem foi dia de diversas iniciativas sobre a temática em Ibatiba.

23/03/2017 - 09:53hs, Postado por Comunicação, Fonte: Assessoria de Comunicação Dia 22 de março - Dia Mundial da Água

Prefeito Luciano Pingo, parceiros do projeto e alunos e professores da escola Marlene Rodrigues de Ávila

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água, que foi criado pelo ONU (Organização das Nações Unidas) com a finalidade de que neste dia, todos os anos, sejam promovidas discussões e reflexões sobre esta temática, e assim foi em Ibatiba através de diversas iniciativas.
 
Da pareceria  CESAN e Prefeitura foram realizadas duas programações:
 
Pela manhã, com a participação da empresa  Mineração Curimbaba , que doou mudas de plantas nativas,  aconteceu uma ação de reflorestamento de nascentes, na comunidade Córrego dos Rodrigues, em que o plantio foi realizado por um grupo de alunos do terceiro ano fundamental da escola Municipal Marlene Rodrigues de Ávila  acompanhados pelo prefeito Luciano Pingo e representantes das empresas, entre outros.
 
Para o reflorestamento  foram doadas 800 mudas, de 8 espécies nativas, entre elas frutíferas que também favorecem a fauna a medida que atraem pássaros e esses, por sua vez, se tornam agentes polinizadores atuando na cadeia reprodutiva das plantas. Entre as mudas, as de palmito Jussara que constam na lista estadual e nacional de espécies em extinção.
 
Um bate papo sobre a temática do dia antecedeu o plantio das mudas e Paulo Fontes gestor da Cesan  registrou “a água é o produto mais importante do mundo, nenhum ser humano consegue sobreviver sem ela, então temos que trabalhar para preservação e as crianças são os melhores veículos para passar informações, elas falam e os adultos creditam, porque elas falam a verdade.”
 
O prefeito Luciano Pingo se dirigiu as crianças e disse “é importante crescer com consciência de preservar”. Ele também agradeceu e parabenizou todos os parceiros pela iniciativa, em especial as professoras a quem disse “vocês têm um importante papel no dia a dia das crianças e devemos pensar cada vez mais em envolvê-las nas questões ambientais”.
 
“Quero agradecer a oportunidade que é de grande importância” registrou a professora Fabíola Nascimento Trindade, seguida pela diretora Marli Rodrigues da Silva que afirmou “recebemos com grade alegria o convite de participar desta ação. Parabenizo a iniciativa que é de suma importância. Água é vida.”
 
Hoje tivemos a oportunidade de mostrar na prática o que ensinamos em sala de aula e isso favorece  e enriquece o trabalho da escola para gerar mudança de atitude nos jovens”  professora Renata Silva.
 
“Que os alunos sejam mediadores, passem aos pais e familiares a informações e que esta parceria continue” professora Rosinei Theodoro.
 
Depois do bate papo foi o momento de colocar a mão na massa e realizar o plantio das mudas.
 
Já na parte da tarde esta parceria com a Cesan continuou no IFES,  onde alunos da Instituição e também da EEEFM Maria Trindade acompanharam  palestras com  as temáticas: saneamento, crise hídrica e CESAN em Ibatiba. E essa programação finalizou a semana de atividades da Cesan em prol da data,  que começou nos dias anteriores  quando foram promovidas  visitas de  alunos das redes municipal e estadual de Ibatiba à unidade de tratamento de água que atende o município. 
 
E também teve ação da Prefeitura através da Secretaria de Meio  Ambiente, tendo esta acontecido na  Escola EEMEF Maria Trindade. Lá o Biólogo da prefeitura Leandro Dias falou aos alunos do 6º ano sobre educação ambiental.
 
Ainda no dia de ontem o Prefeito Luciano Pingo divulgou os estudos para lançamento do projeto de fossas sépticas artesanais (saiba mais).
 
A água é o mais importante bem natural, é um patrimônio da humanidade.
 

 

Prefeitura Municipal de Ibatiba

Rua Salomão Fadlalah, n.255, Centro, Ibatiba/ES | CEP: 29395-000 | (28) 3543-1654

Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia