08/11/2018 18h01 - Atualizado em 09/11/2018 08h16

Ibatiba elege os melhores cafés de 2018

Aconteceu na noite dessa quarta-feira (07), a premiação do Concurso de Qualidade de Café de Ibatiba, em evento realizado na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio. A noite foi de comemoração e confraternização entre os produtores, suas famílias e amigos, lideranças e autoridades.

Todos os participantes foram condecorados com uma lembrança da sua participação e os seis melhores classificados, três em cada uma das duas categorias julgadas, levaram para casa os prêmios oferecidos pela Prefeitura Municipal de Ibatiba.

O prefeito Luciano Pingo anunciou ‘boas novas’ para 2019, de acordo com ele, a Prefeitura vai dobrar a premiação do concurso, que em 2018 foi de R$10 mil.

Luciano agradeceu ao Incaper, parceiros e colaboradores e lembrou que o desejo da realização do concurso começou com o ex-secretário municipal, Antônio Gomes.

Samuel Dias, secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, pontuou que Ibatiba é o segundo maior produtor de café, entre os 11 municípios do Caparaó Capixaba, com 10 mil e 500 hectares de lavouras de café, tendo, em 2018, uma produção total de 280 mil sacas de café.

“Nós sabemos que hoje precisamos fazer café de qualidade para agregar valor as nossas terras, nosso cafezais. Hoje, a ‘coqueluche’ do momento é o café de qualidade e quem não fizer café de qualidade vai ficar par trás. Nós, da Secretaria Municipal de Agricultura, estamos com disposição para apoiar o produtor para fazer o melhor café”, comentou Samuel.

Quem também destacou a importância do Concurso foi Carlos Dutra Barbosa, integrante do Comitê Gestor de Criação da Indicação Geográfica do Café do Caparaó; para ele a iniciativa de Ibatiba vem fortalecer o trabalho de reconhecimento e valorização do café da região feito pelo comitê.

“Através da valorização dos cafés especiais desse território, nós acreditamos, e estamos convictos, que assim nós vamos melhorar a condição da renda de cada agricultor”, comentou Carlos.

A noite contou ainda com degustação de café, plantio simbólico de muda, palestra sobre cafés especiais, e stand de produtor local.

Veja a galeria de fotos