Prefeitura de Ibatiba e Senar oferecem curso de degustação de cafés

A Prefeitura Municipal e parceiros, através do Senar, ofereceu, gratuitamente, na sede da Seag Municipal, o curso de Degustação de Cafés, ministrado pelo instrutor Leandro Barbosa, do Senar. O Curso teve uma carga horária de 24h, que foi dividida entre os dias 29, 30 e 31 de julho e a turma contou com 14 participantes.

O Senar trouxe para o curso, além da prova de café COB, que é a oficial brasileira, uma nova perspectiva de prova de café voltada a classificação pontuada, uma prova seguindo um o protocolo da Associação Internacional de cafés especiais, atendendo um nova tendência de crescimento do mercado de café especiais, a evolução dos gostos da população, bem como uma demanda do segmento do turismo rural.

Leandro Barbosa explicou que o curso teve o objetivo de contribuir para produzir um café melhor, tornar atividade mais lucrativa e estimular essa atividade tão importante para o produtor e para o município. “O objetivo principal do treinamento é o aperfeiçoamento do produtor rural, um entendimento de como a qualidade do produto final afeta a formação do preço e como ele pode usar o conhecimento em qualidade de café, identificação dos diferentes tipos de perfis, para melhoria do sistema produtivo. Com objetivo no final dele produzir um café de melhor qualidade, uma bebida mais refinada, para que ele consiga obter um preço melhor de venda e aí tornar atividade agrícola dele, que no caso é Café, mais rentável.”

Leandro completou dizendo que esse aperfeiçoamento também traz reflexos mais amplos: “Se a gente ampliar o objetivo a gente vai esbarrar em toda conversa sobre manter um homem no campo, estimular um jovem a permanecer e dar continuidade ao negócio da família ao desenvolvimento das regiões e dos municípios de um modo geral”.

Para o participante Marcelo Henrique Moreno de Carvalho, barista e de família produtora de café, o treinamento foi uma oportunidade de agregar novos conhecimento para melhorar o atendimento dos seus clientes, ele também se disse satisfeito com a abrangência do conteúdo do curso. “Para mim, que já trabalho com café há alguns anos, no ramo de barista, o mercado está exigindo um conhecimento a mais...pelo menos um básico para poder ter mais argumento para falar com o cliente. O conteúdo está sendo muito bom. O curso é bem abrangente nos protocolos que ele utiliza, ele é bem atualizado e eu estou achando muito legal, vai ser muito proveitoso para mim”.

Foram parceiros do Senar nessa iniciativa o Ifes, Incaper, a Sala do Empreendedor e a Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio de Ibatiba.

Publicado em sexta-feira, 02 de agosto de 2019