A 2º edição do CAFÉ COM ELAS de Ibatiba teve foco no debate sobre violência contra mulheres

Na quinta-feira (28), a Prefeitura, através Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, realizou a segunda edição do CAFÉ COM ELAS, de Ibatiba, em consonância ao dia 25 de Novembro - Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. O evento aconteceu no espaço cedido pelo Ifes e reuniu mulheres de diversas representatividades.

A iniciativa proporcionou um momento de informação, debate e trocas sobre como enfrentar o problema da violência contra mulher no município e contou com a presença de 52 participantes, entre elas, educadoras, conselheira tutelar, advogadas, trabalhadores rurais, servidoras públicas, estudantes e servidoras do IFES – Instituto Federal do Espírito Santo.

Houve um momento de explanação de dados e um momento de participação das presentes, tendo ocorrido depoimentos de vivência de violência e sugestão de ações para o enfrentamento da violência contra a mulher.

Uma das idealizadoras da ação, a assistente social do Creas, Luciana Rodrigues, comentou que o evento teve um papel de destacar a importância da união das mulheres para o enfrentamento da violência. “Refletimos sobre  o termo sororidade, relacinando-o com o tema do evento,  baseado na empatia e companheirismo”.

E a psicóloga Miriam D’Ávila, também a frente da ação, corroborou com a colega de equipe reforçando a importância da união: “Acredito que momentos como esse devem a acontecer sempre, para fortalecer a união e empatia entre as mulheres, propiciado espaços de debate que permitem mudar paradigmas”.

Miriam finalizou falando da sua satisfação com os resultados do dia: “Ver momentos como esse que as mulheres tem a coragem de contar a outras, a sua experiência de vida na violência e perceber o sororidade entre elas é uma vibração pulsante, da animo de cada dia mais lutar pelas mulheres, principalmente para as que ainda vivem em situação de violência.Sabemos que temos muito trabalho pela frente, intervenção na cultura local, mas é uma grande conquista que nos últimos tres anos conseguimos realizar. A gestão municipal tem abraçado a causa e nos permitidos lutar”.

Publicado em sexta-feira, 29 de novembro de 2019