Prefeitura promove palestra para cafeicultor de Ibatiba sobre o manejo da broca

Em busca de conhecimento produtores de Café de Ibatiba participaram, na tarde desta quinta-feira (5), no Kalilio Park, do “Dia Especial Sobre Manejo da Broca do Café”, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A palestra foi ministrada pelo pesquisador do Inacper, Dr Marurício José Fornazier, e reuniu em torno de 50 produtores, que perguntados quantos já tiveram broca em suas lavouras,  praticamente 100% dos presentes responderam afirmativamente.

O representante do Incaper de Ibatiba, o engenheiro agrônomo Cristiano Catheringer, explicou que o encontro tinha o objetivo de passar esclarecimentos com base científica. “Tem muita conversa diferente do que do que a ciência ensina, por isso estamos proporcionando essa oportunidade para esclarecer e tirar dúvidas”.

Fornazier pontou que Ibatiba viveu um período de infestação por volta do ano 2000/ 2001 e que, desde então, ficou um longo período sem o aparecimento da praga, sendo que de dois anos para cá, alguns já notaram seu reaparecimento, por isso a importância de conhecer sobre o manejo e não descuidar da lavoura.

O cafeicultor Idimar Gomes destacou que o momento era uma oportunidade de adquirir conhecimento. “Eu acho que esclarece um pouco sobre o café que tem muita gente que mexe com lavoura mais entende pouco do café. Aí, vindo aqui, a vantagem é que tem gente mais experiente que  a gente, que já mora aqui mesmo, e acaba aprendendo e levando para outras pessoas que não vieram”, e ele finalizou destacando de integração entre os próprios produtores e dos produtores com os técnicos, “E a vantagem é que  a gente  está perto de todo mundo que conhece, dialogando, batendo papo um com outro.”

A agenda também foi prestigiada pelo prefeito Luciano Pingo e o vereador Geilson Tomás.

Publicado em sexta-feira, 06 de dezembro de 2019