Segurança e saúde: Prefeitura realiza curso sobre defensivos agrícolas para moradores da comunidade de Criciúma

Cada vez se torna mais importante falar sobre uso racional de defensivos agrícolas, pois o tema esta diretamente relacionado à preservação do meio ambiente; saúde e segurança do trabalhador  e qualidade do produto. Essa semana, entre os dias 18 e 20, a prefeitura, em parceria com Senar, trabalhadores rurais da  comunidade de Criciúma com um curso sobre esse assunto.

A turma de 14 alunos teve aulas práticas e teóricas e o curso teve uma carga horária de 24 horas/aula, realizadas na própria comunidade.

Para o Instrutor, Dauro Brício Junior, é importante  usar racionalmente os agrotóxicos, pois eles, muitas vezes,  são um mal necessário. “ O curso contribui para profissionalizar a atividade, desenvolver agricultura, o foco do treinamento é, principalmente, segurança e saúde dos trabalhadores e preservação do meio ambiente. Não incentivamos as  pessoas a usarem agrotóxicos, mas sim saber o que está fazendo, saber utilizar da maneira correta, o que chamamos de uso racional dos agrotóxicos, pois eles são um mal necessário”.

O agricultor, Márcio Adriano Brito dos Reis, disse que vai colocar em prática o conhecimento.

“Aprendemos sobre usar os EPIs (equipamentos de proteção individual), sobre usar corretamente os agrotóxicos. O curso traz coisas que a gente sabia, mas não fazia. Agora e tentar praticar o que nós estamos aprendendo aqui, daqui pra frente. Quem quiser aprender está na hora, aprender e praticar”.

Na opinião do participante Fabrício Costa de Freitas o curso vai auxiliar o trabalho no campo. “A gente aprende a trabalhar de forma correta, mais segura”.

Também foram parceiros da iniciativa, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibatiba, o Sindicato Rural Patronal de Iúna e Incaper.

Assinatura de Comunicação

Publicado em segunda-feira, 02 de março de 2020