Aquisição pioneira em Ibatiba de digitalizador de imagens de raio X vai permitir diagnósticos sem sair da cidade

Com o intuito de acabar de vez com a necessidade de deslocamento para outra cidade para obter resultados de raio X, a Prefeitura de Ibatiba está em processo de aquisição um Digitalizador de Imagens.

Esta tecnologia permite reproduzir as imagens de raios-X diretamente na tela do computador, logo após a realização do exame, sem a necessidade de revelação, serviço que o município não disponibilizava na rede SUS e, por isso, o paciente tinha que ser encaminhado para fora.

Para o técnico em radiologia do PA de Ibatiba, Braithner Fialho Ribeiro, a aquisição de um digitalizador de imagens de Raio x representa um grande avanço. “Teremos uma melhor precisão diagnóstica, obtendo imagens de maior qualidade, utilizando técnicas mais precisas, e assim diminuindo a exposição dos pacientes à radiação ionizante”.

Ribeiro também destacou que o equipamento traz inúmeros benefícios para os profissionais da saúde. “Facilita o trabalho dos médicos na visualização das imagens e no diagnóstico, pela facilidade de acessarem os exames no seu consultório através de um computador, por um programa exclusivo. Outra grande vantagem é que melhora o ambiente de trabalho dos profissionais por não utilizar produtos químicos nocivos à saúde na revelação das imagens. Por tanto esse avanço será muito importante para a população de Ibatiba”.

Publicado em sexta-feira, 04 de dezembro de 2020