Ibatiba entra em Risco Alto no Mapa de Covid-19 do Espírito Santo

O 47º Mapa de Risco Covid-19 do Governo do Estado foi anunciado nesta sexta-feira (5) e entra em vigência na segunda-feira (8) até o próximo domingo (14). E diante do quadro de casos no município, Ibatiba é o único que ficou classificado em Risco Alto, no Espírito Santo. Entre os outros 77 municípios capixabas, 27 estão classificados em Risco Baixo e 50 estão em Risco Moderado.

A Matriz de Risco de Convivência considera, no eixo de ameaça, o coeficiente de casos ativos por município, dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença.

Desta forma, conforme a cartilha da Estratégia de Mapeamento de Risco e Medidas Qualificadas no Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Saúde, Governo do Estado, são necessárias a tomada de medidas, além daquelas que já são efetivadas nas classificações de Risco Baixo e Risco Moderado, onde Ibatiba se encontrava. Algumas já vinham sido implantadas pela Prefeitura, mesmo antes da nova classificação.

As medidas sociais incluem aquelas do risco baixo e moderado. O município poderá, ainda, expedir determinações a respeito do isolamento social com intervenção local, implantar a obrigatoriedade do uso de máscaras (o que já foi feito), intensificar o monitoramento dos casos suspeitos e infectados, suspender o atendimento ao público em todas as agências bancárias, públicas e privadas, entre outras suspensões de atendimento presencial público e privado. Podem acontecer medidas quanto ao funcionamento do comércio, com restrições ainda mais rígidas de horário de funcionamento, também sendo prevista a aplicação de multas àqueles que não cumprirem o que for determinado.

Na região do Caparaó, estão em risco moderado os municípios de Alegre, Apiacá, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí e Muniz Freire. Enquanto no sul do Estado, também estão Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Vargem Alta.

Em risco baixo, na região do Caparaó, se encontram os municípios de Bom Jesus do Norte, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado. E no restante do sul do Estado, Alfredo Chaves, Atílio Vivácqua, Castelo, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui e Rio Novo do Sul.

Publicado em sábado, 06 de março de 2021