Prefeito de Ibatiba se reúne com colegas da região para tratar sobre resíduos sólidos

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, se reuniu com os prefeitos de Iúna e Irupi, nesta quarta-feira (28), em Iúna, para discutirem sobre a destinação de resíduos sólidos de seus municípios. A discussão girou em torno de instalação de uma área de transbordo regional e também a contratação consorciada do serviço de transporte do lixo até o aterro sanitário de Cachoeiro de Itapemirim.

Além de Luciano Pingo e dos prefeitos Romário Vieira e Edmilson Meirelles, respectivamente, a agenda ainda contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Ibatiba, Geilson Tomaz. O encontro, que aconteceu em Iúna, teve como objetivo a busca de economia de recursos públicos com a destinação do lixo dessas cidades.

O setor é considerado chave para os municípios e região que buscam uma solução para a destinação dos resíduos produzidos nas cidades, além da necessidade de atender o que determina a legislação.  O prefeito de Iúna, Romário Vieira, inclusive, destacou que já existem empresas com interesse em fazer investimentos na região, para a construção de um transbordo que atenda a todos os envolvidos.

E o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, já tem área própria e regularizada para a instalação do transbordo. “Essa área fica na recém reformada usina de triagem do município”, afirma. “Mas temos muito interesse na ação consorciada de transporte do lixo”, completa. A usina fica próxima ao bairro Vila Nova.

Os prefeitos voltarão a se reunir nos próximos dias para dialogar com as empresas que têm interesse no empreendimento. Eles também irão apresentar ao Consórcio do Caparaó a demanda de contratação de caminhões para o transporte dos resíduos sólidos.

Publicado em sexta-feira, 30 de abril de 2021