Centro de Comando da Saúde define ações diante de retorno de Ibatiba ao Risco Alto

O Centro de Comando de Operações e Ações Especiais em Saúde, da Prefeitura de Ibatiba, se reuniu na manhã desta segunda-feira (24), para discutir sobre a volta do município à classificação de risco alto do Mapa de Risco do Governo do Estado. Com isso, medidas restritivas para funcionamento de estabelecimentos e aglomeração de pessoas foram retomadas, como foi publicado neste domingo.
Conforme explica a secretária municipal de Saúde, Nilci Florindo, foram abordados vários temas, diante do novo quadro no Mapa de Risco, e considerando que parte das aulas presenciais seguirão acontecendo – irão continuar na Educação Infantil e do 1º ao 5º ano (Fundamental I), em modo híbrido, enquanto os alunos do 6º ao 9º (Fundamental II) retornarão ao modo remoto. Tema que foi debatido com a secretária municipal de Educação, Solange Assis, que também estava presente à reunião.

De acordo com Nilci Florindo, ficou decidido, então, que o Centro de Atendimento de Covid-19 (CAC) irá monitorar o servidor da educação que possa vir a ser isolado, por apresentar sintomas da doença. “Com essa medida, tentaremos evitar que servidores sintomáticos e notificados estejam nos ambientes escolares, assim como estudantes que também estejam notificados”, esclarece.
Também foi proposta a realização de uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, visando organizar a capacitação dos servidores que atuam nessa pasta, para que possam agir na fiscalização do transporte de trabalhadores rurais, durante a colheita do café. “Eles também poderão passar orientações sobre a prevenção contra a Covid nas propriedades”, destaca.
A secretária ainda contou que plantão de fiscalização da Vigilância da Secretaria de Saúde irá retornar. “Uma nova escala está sendo providenciada pela Secretaria de Administração”, enfatiza. “E também ficou definido que o CAC vai funcionar durante os finais de semana”, conclui.

Publicado em segunda-feira, 24 de maio de 2021