Controladoria de Ibatiba realiza discussão sobre Atenção Básica de Saúde

A Controladoria Geral do Município realizou uma reunião, no fim da tarde desta segunda-feira (24), na sede da Prefeitura, com o objetivo de discutir sobre ações para efetivar recomendações apresentadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a Atenção Básica de Saúde. As recomendações fazem parte do processo no qual o TCE trata sobe dificuldades que afetam a qualidade e cobertura da Atenção Primária à Saúde em todo o Espírito Santo.

Conforme explica a controladora geral, Andressa Pereira da Silva, assim como outros municípios, Ibatiba não passou por auditoria do Tribunal de Contas, mas o acórdão TC 531/2020 foi resultado de auditorias feitas em outros municípios para levantar as principais dificuldades citadas no setor. Desta forma, as recomendações foram feitas a todos os municípios, inclusive os não citados. “Vale ressaltar que o município de Ibatiba não foi objeto de auditoria quando da sua realização, porém, foram feitas recomendações para todos os municípios”, destaca Andressa.

Com a participação da própria controladora municipal, da vice-prefeita Criziane Moreno, da secretária municipal de Saúde, Nilce Florindo, e da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ibatiba (Sindispumies), Mariana Pereira Paulino de Freitas, foram definidas diversas ações. Também estavam presentes a diretora de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Izabel Maria de Souza, o assessor jurídico da Procuradoria Geral do Município, Rodrigo Amorim de Oliveira Liparizi, e os representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Wagner Souza Filho, e da Câmara Municipal, Elias Carvalho.

Conforme informa Andressa Pereira, ficou definido que será realizada a redistribuição dos agentes comunitários de saúde para cobrir áreas que estão descobertas no município e oferecida capacitação aos profissionais que compõem a Atenção Básica de Saúde. “Também será feita a atualização dos diagnósticos locais de saúde, os mapas inteligentes de território e o aperfeiçoamento do sistema de Ouvidoria SUS, entre outras medidas”, conclui.

Publicado em terça-feira, 25 de maio de 2021