Feita a entrega oficial do Centro Municipal de Psicologia de Ibatiba

Foi entregue, agora de forma oficial, pela Prefeitura de Ibatiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro Municipal de Psicologia. Uma solenidade, realizada na manhã desta quarta-feira (9) e transmitida ao vivo pela internet, marcou a entrega da nova unidade que está funcionando, de forma provisória, na Creche Branca de Neve (em frente ao Fórum) e tem como objetivo atender as pessoas que sejam encaminhadas para acompanhamento psicológico.

O prefeito Luciano Pingo destaca que a unidade foi criada para atender a população, principalmente neste momento de pandemia do novo Coronavírus, quando os problemas sociais, financeiros e de saúde estão aumentando, e com isso, os problemas psicológicos. “Estruturamos este centro, juntando educação e saúde, utilizando profissionais que já temos na rede municipal, aqui na Creche Branca de Neve que é um espaço público que estava parado por não haver aulas presenciais, por causa da pandemia, o que traz economicidade para o município”, explica. “E agora, vamos procurar recursos financeiros para poder ampliar o número de profissionais aqui no Centro de Psicologia que está pronto para atender a população”, completa.

Atendimento

Os atendimentos são presenciais, sendo feitos por cinco psicólogos que foram imunizados contra a Covid-19, visando a segurança deles e dos usuários do serviço, e irão atender em quatro consultórios que foram montados no local, além de uma sala de triagem, onde fica mais um psicólogo. No entanto, para ser atendida no Centro de Psicologia, a pessoa precisa ser encaminhada por um médico, depois de atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. Esse encaminhamento deve ser levado ao Núcleo de Atendimento ao Cidadão, onde será feita toda a regulação, para que a pessoa entre numa fila de espera e, então, ser agendada e atendida no Centro, onde também passará por uma triagem

A vice-prefeita, Dra. Criziane Moreno, como profissional da saúde, aponta como muito importante a entrega desse serviço, porque, segundo ela, o momento vivido pela população, em meio essa pandemia do novo Coronavírus, pede muita ajuda psicológica. “Tem muita gente abalada psicologicamente, precisando restabelecer a saúde mental, porque temos visto que, além desse lado psicológico das pessoas que tiveram perdas nas famílias, com essa doença, há pessoas que estão sofrendo com o isolamento, principalmente, as mulheres que vêm sofrendo com o aumento da violência doméstica, o que está ocorrendo no mundo todo, e as crianças que estão sem aulas e sentem falta do convívio social com seus amigos”, enfatizou. “Este Centro de Psicologia vai ajudar muito, porque tem profissionais altamente qualificados para atender e resgatar vidas”, complementa.

Acolhimento e aconhego

A secretária municipal de Saúde, Nilci Florindo, também destaca que a necessidade do Centro de Psicologia surgiu diante do aumento dos atendimentos no setor de psicologia, em quase dois anos de pandemia, tanto para pessoas que perderam alguém para a doença quanto pelo isolamento. “Começamos a ter dificuldades para fazer o atendimento, porque não havia espaço adequado para manter o distanciamento social e arejado, onde não seja preciso ligar ar condicionado – fator que ajuda a proliferar esse vírus –, além de outros cuidados que precisam ser tomados para segurança dos profissionais e pacientes”, esclarece. “Então, surgiu a ideia de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, aproveitando o espaço da creche, neste momento sem aulas presenciais, que tem salas ventiladas, com distanciamento adequado, para oferecer esse tratamento individualizado e presencial, com o maior acolhimento e aconchego possível, para não precisar atender os pacientes pela internet, até porque nem toda população tem acesso a esse recurso”, ressalta.

Também estiveram presentes à entrega oficial do Centro Municipal de Psicologia de Ibatiba, a secretária municipal de Educação, Solange Assis, o secretário municipal interino de Administração, Diego Pereira Huguinim, e os vereadores Emiliane Ribeiro Lázaro, Robertinho Magnético e Leonardo de Carvalho. Além da diretora da Creche Branca de Neve, Sarah de Lima Dias Amaro, da coordenadora do Centro de Psicologia, Luana Nóia, e demais profissionais que vão atuar na unidade.

Publicado em quarta-feira, 09 de junho de 2021