Um ano do novo Pronto Atendimento de Ibatiba: mais de 24 mil atendimentos realizados

No último dia 21 de outubro, o novo Pronto Atendimento (PA) Eliane Saraiva Trindade Carvalho, de Ibatiba, completou um ano de funcionamento. Neste período, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados 24.019 atendimentos, na unidade. Considerando um ano de 365 dias, com dias de 24 horas, foram quase 66 pessoas atendidas por dia, aproximadamente, três pessoas a cada hora, levando em conta que muitos atendimentos foram de pacientes graves que demandaram horas de dedicação para salvar vidas.

O novo PA de Ibatiba foi inaugurado em plena pandemia do novo Coronavírus. E para marcar a data e a dedicação dos funcionários, nesta quinta-feira (28), a Prefeitura afixou, na parte interna do prédio, uma placa comemorativa por um ano de funcionamento da unidade, agradecendo a todos os servidores que atuam no local, “pelo atendimento realizado com competência e dedicação à população de Ibatiba, até mesmo, colocando em risco a própria vida, principalmente, nos momentos mais difíceis da pandemia do novo Coronavírus”.

Foi realizada uma breve solenidade para o descerramento da placa comemorativa que contou com a presença do prefeito Luciano Pingo, da secretária municipal de Saúde, Nilci Florindo, e da diretora administrativa do PA, Juliana Moreno de Carvalho. E teve uma parte religiosa, com o ministro da palavra da Igreja Católica, Leandro Moreth, do presidente do Conselho de Pastores de Ibatiba (Copai), Wellington Avelino dos Santos, da Igreja Presbiteriana Renovada, e  do pastor Roberto Silva, da Igreja Batista.

Relacionando com o dia do servidor público, o prefeito Luciano Pingo ressaltou o trabalho realizado pelos profissionais que atuam no Pronto Atendimento, principalmente, no momento de pandemia, “quando perdemos entes queridos, mas quando muito mais foram salvos pelos profissionais desta unidade”. “Um PA que, muita gente não sabe, foi construído e é mantido com recursos do município, sem qualquer participação estadual ou federal”, destacou, lembrando de como surgiu a ideia de realizar a construção, já que a antiga unidade não tinha condições de oferecer um atendimento de qualidade, apesar da competente equipe do município. “Foi difícil, mas, com muita força de vontade e fé, conseguimos e somos referência na região”, completou.

A secretária municipal de Saúde, Nilci Florindo, também agradeceu muito à equipe do Pronto Atendimento, ressaltando que as dificuldades são muitas, “mas sempre buscamos fazer o melhor”. “O PA antigo era muito feio e insalubre, mas já tínhamos material humano qualificado e, com a estrutura que temos hoje, sabíamos que os resultados seriam ótimos, com um atendimento de referência à população”, ressaltou. “E temos a consciência de que as pessoas que chegam aqui estão, na maioria das vezes, em momentos muito ruins de suas vidas, o que nos desperta a missão de sermos sempre pacientes, realizando um bom atendimento, porque é isso que define nossa vocação”, complementou.

A breve solenidade também contou com a presença de familiares da saudosa homenageada, Eliane Saraiva Trindade Carvalho, que dá nome ao Pronto Atendimento, Hélio Saraiva Trindade e Maria Helena Souza Trindade. E também estavam presentes os médicos do PA, Antônio Vieira e Eduardo Hubner, além do vereador Jango, e a secretária municipal de Administração, Gecinete Pimentel, entre outros servidores.

Tags:
#ProntoAtendimento #PA #Ibatiba #Prefeitura #Secretaria #Saúde #Atendimento #1Ano #PlacaComemorativa #Solenidade |

Publicado em quinta-feira, 28 de outubro de 2021