Vereadores destacam notas acima da média no Concurso de Qualidade de Café de Ibatiba

Os resultados apresentados pelos cafés classificados no Concurso de Qualidade de Café Arábica de Ibatiba 2021 foram destacados pelos vereadores que estavam presentes no evento que anunciou os vencedores. O concurso foi uma realização da Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, com o apoio e coordenação do Incaper, e a entrega da premiação dos vencedores, de cada categoria, aconteceu na Câmara de Vereadores.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Vieira de Souza, destacou que são os produtores rurais que fazem a economia de Ibatiba girar, destacando que o município não parou, mesmo nos momentos mais difíceis da pandemia do novo Coronavírus, mostrando que “Ibatiba quando quer faz”. “E aqui na Câmara, trabalhamos com debate, porque tem oposição ao governo e cada um com sua personalidade, mas nos reunimos e discutimos as matérias”, disse, se referindo, também, à aprovação unânime do projeto que aumentou a premiação entregue no concurso.

Já o vereador João Brito Pereira Filho – Jango – enfatizou que também é agricultor, o que faz desde criança, porque “fui nascido e criado na lavoura”. “E esse concurso é muito importante, porque incentiva o produtor a trabalhar para conseguir ainda mais qualidade em seu café”, afirmou.

O vereador Leonardo David Alexandrino de Carvalho – Leo Alexandrino – parabenizou a todos os cafeicultores que conseguiram excelente resultado no concurso. “E a Câmara deu sua contribuição, aprovando o aumento dos valores dos prêmios”, destacou. “Achamos que merecem muito mais”, completou.

Por sua vez, João Pedro Carvalho Rocha – Salgadinho – parabenizou o prefeito Luciano Pingo, o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Samuel Dias Damasceno, ao Incaper, Ifes e todos os envolvidos para o sucesso do Concurso de Qualidade de Café. “E nós sabíamos a importância do aumento do prêmio, porque qualquer incentivo é investimento para mais qualidade e geração de renda”, disse, colocando que isso vem fortalecer, também, o sonho da Rota das Cervejas Artesanais e do Café de Qualidade.

Enquanto o vereador Elias Cândido da Silveira – Lili –, além de elogiar o empenho de organizadores e dos produtores para se chegar ao resultado apresentado no concurso, ressaltou que todo projeto que beneficia a agricultura de Ibatiba tem que ser bem analisado pela Câmara, para que se chegue a esses objetivos. “A agricultura é o carro chefe da economia de nosso município”, enfatizou.

E o vereador Roberto Luiz Chaves – Robertinho Magnético – começou destacando que “não tenho nem um quilo de terra, mas amo o que é da roça”, contando que ficou feliz com o projeto que aumentou a premiação do concurso. Segundo ele, o resultado demonstra que, no ano que vem, a premiação tem que ser ainda maior. “Café na alta ou baixa tem comércio e todos estão de parabéns com o resultado alcançado”, finalizou.

Também presente ao evento, o ex-presidente e ex-vereador da Câmara Municipal de Ibatiba, Admilson Dias Ribeiro, colocou que a atual administração tem estado atenta no acompanhamento da valorização do café no mercado e que os vereadores entenderam isso ao aprovarem o aumento da premiação. “Já fui produtor de café e posso dizer que só vale a pena se houver dedicação”, disse. “E quem está neste concurso mostrou que se dedica”, completou.

No Concurso de Qualidade de Café Arábica de Ibatiba 2021 foram 14 premiados, sendo 7 na categoria Via Seca – Café Natural (seco em terreiros, com a casca) e sete na categoria Via Úmida – cafés descascados (cereja descascado).

Tags:
#Vereadores #Ibatiba #Concurso #Qualidade #Café #Prefeitura #Agricultura #Premiação #Vencedores |

Publicado em terça-feira, 09 de novembro de 2021