Prefeito de Ibatiba participa de sessão da Assembleia sobre o terceiro setor

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, participou de uma sessão especial da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na sexta-feira (26), que reuniu representantes de entidades do Terceiro Setor que pediram menos burocracia e mais recursos para desenvolvimento das atividades em diversos setores. O encontro foi proposto pelo deputado Doutor Hércules (MDB) e reuniu organizações da sociedade civil que prestam os mais diversos serviços à população capixaba.

Os presentes debateram formas de melhorar o desempenho de suas atividades e o deputado ressaltou a luta das organizações sociais ao longo dos anos por visibilidade e direitos. “Vocês trabalham em favor do próximo, fazem o que o poder público deveria fazer. Estamos mostrando que vocês existem e precisam ser vistos”, disse.

Para Luciano Pingo, prefeito de Ibatiba e vice-presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), o trabalho das organizações passa por inclusão e oportunidades. “Essas instituições têm muita importância, para nós gestores, por isso, a Amunes é municipalista. Precisamos repensar o pacto federativo. São nos municípios que estão os problemas e é lá que precisam estar os recursos públicos”, argumentou. Ele recebeu uma homenagem dos alunos da Apae de Marataízes.

O coordenador do Núcleo Otacílio Coser de Apoio às Organizações da Sociedade Civil da Ales, Carlos Ajur, contou que lamenta o fato de muitas vezes as entidades terem dificuldades para obter recursos públicos. “O poder público é que complementa nosso serviço, não o contrário. Não queremos ficar de pires na mão”, frisou. Outro tema abordado por ele foi a necessidade de as entidades precisarem de dois anos para receberem certificação de utilidade pública e começarem a receber recursos. “Como prestam serviço nesse período?”, indagou.

Também estavam presentes o presidente da Federação das Apaes, Vanderson Gaburo, o presidente da Fundaes, Róbson Melo, e a procuradora de Justiça, Inês Poldi. Além do desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, o juiz de Direito Felipe Morgado, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-ES 17ªRegião), Estanislau Bozi, o subprocurador Geral de Assuntos Administrativos do Espírito Santo, Iuri Carlyle, a presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú, o presidente da Federação das Pestalozzi, Luiz Carlos Fedezsen, e a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad), Flávia Murad, entre outros.

Tags:
#Prefeito #Ibatiba #SessãoEspecial #AssembleiaLegislativa #Ales #TerceiroSetor #Burocracia #Recursos #Desenvolvimento #Atividades #Serviços #População #Organizações #SociedadeCivil |

Publicado em quarta-feira, 01 de dezembro de 2021