Como havia sido alertado pela Secretaria Municipal de Saúde, de Ibatiba, por meio de sua Vigilância em Saúde, sobre um aumento do número de casos de Influenza (gripe) em todo o Estado do Espírito Santo, em dezembro, um pouco antes do Natal, o município agora já registra um aumento de casos de pessoas com sintomas de síndromes gripais, incluindo novos casos de Covid-19, no município. Por isso, volta a alertar para a necessidade de ser dada continuidade aos hábitos de prevenção, principalmente, o uso de máscara, além da importância de que a população se vacine contra a Influenza (gripe) e Covid.
Todas as pessoas com sintomas de gripe são testadas para Covid-19, mas não são testadas para Influenza (só é feito nos casos graves hospitalizados). Logo, não sendo Coronavírus, não é possível dizer por qual vírus da gripe os pacientes estão sendo infectados, mas há pessoas contaminadas pelo H3n2, da Influenza, incluindo o caso de um idoso internado em estado grave. A informação é da coordenadora da Vigilância em Saúde de Ibatiba, Andressa Bonela, que ressalta a importância da população continuar com os hábitos de prevenção e se vacinar. “A população precisa continuar usando máscara, principalmente, e também é preciso que as pessoas se vacinem”, afirma.
Nesta quarta-feira (5), o Boletim de Covid voltou a registrar novos casos da doença, num total de três. E nesta quinta-feira (6), foram registrados outros seis. Ou seja, em dois dias, o município, que não tinha casos novos há muitas semanas, vai somar nove casos. “Por isso, a população precisa ficar alerta e, na presença de sintomas gripais, a pessoa deve se isolar, usar máscara e procurar o serviço de saúde para realizar o teste”, enfatiza.
Entre os dias 5 e 24 de dezembro, o Pronto Atendimento de Ibatiba realizou 1.741 atendimentos e, conforme informações da Vigilância em Saúde, entre eles, se nota um aumento muito grande de sintomas de síndromes gripais – lembrando que nos dias 24 e 31 de dezembro, só houve atendimento no próprio PA e, nos dias 30 e 4 de janeiro, o Ambulatório de Síndrome Gripal não funcionou. Já no ambulatório, de 27 a 29 de dezembro, foram realizadas 75 consultas, com uma alta, enquanto de 3 a 5 de janeiro, houve 47 consultas, com três altas, o que também demonstra um aumento em pessoas com sintomas gripais.
Os sintomas da Influenza e da Covid podem se confundir e, por isso, é importante fazer o teste. No caso da Influenza, na infecção causada pelo H3N2, surgem sintomas respiratórios clássicos, com mal-estar intenso, além de coriza, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, fraqueza e febre. A doença é mais perigosa para idosos, crianças e portadores de comorbidades.
Pacientes com esses sintomas devem procurar a unidade de saúde mais próxima para uma melhor avaliação, sempre usando máscara, para evitar contaminar outras pessoas. A avaliação médica vai determinar o tratamento adequado e o tempo de isolamento necessário.
O que fazer para se prevenir:
• Lavar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel, principalmente, antes de consumir
algum alimento;
• Uso correto de máscara facial;
• Se vacinar contra a Covid-19 e contra a Influenza;
• Usar lenço descartável para higiene nasal;
• Procurar atendimento médico em caso de sintomas gripais;
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
• Manter os ambientes bem ventilados;
• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
• Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
• Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Assessoria de Comunicação
Publicado em quinta-feira, 06 de janeiro de 2022