Retomado o Programa Futuro de Oportunidades - Transporte Universitário em Ibatiba

Nesta segunda-feira (7), foi reiniciado o Programa Futuro de Oportunidades - Transporte Universitário da Prefeitura de Ibatiba. Os 161 estudantes que se classificaram no programa, até a presente data, fizeram a primeira viagem para as faculdades de destino na região.

Os ônibus e um micro-ônibus partiram da frente do Museu do Tropeiro, com destino aos municípios de Iúna (ES), Reduto e Manhuaçu, ambos em Minas Gerais. Neste primeiro dia, eles foram recepcionados, no local, pelo prefeito Luciano Pingo, a vice-prefeita Criziane Moreno, e o vereador Elias Cândido da Silveira – Lili, representando a Câmara Municipal. Também estavam presentes e na organização do transporte pelas assessoras e pedagogas da Secretaria de Educação de Ibatiba, Elizete Monteiro e Eliana Araújo Antunes.

O prefeito Luciano Pingo deu as boas vindas e desejou sucesso a todos estudantes, declarando que Ibatiba é um dos poucos no estado a oferecer o serviço de transporte universitário, mesmo com as dificuldades que se apresentam. “Houve uma mudança nas regras e, agora, precisamos ter motoristas específicos que façam esse tipo de transporte, o que, no final das contas, aumenta os investimentos, mas isso não vai nos fazer parar de oferecer esse benefício, porque é um compromisso que assumimos e vamos manter até o final de nosso mandato”, disse.

A vice-prefeita Criziane Moreno destacou a importância de um serviço como esse, principalmente, num país como o Brasil. “Vivemos em um país desigual economicamente e a melhor tentativa de se tentar igualar isso é dando oportunidade a todos, a quem mais precisa dessa oportunidade para alcançar seus sonhos”, afirmou. “Então, diante disso que está sendo oferecido, digo, a vocês, que continuem sonhando alto”, completou.

Já o vereador Lili parabenizou a todos os envolvidos, principalmente, ao município por fornecer o serviço de transporte universitário que é um sonho concretizado. “Este é um sonho que sempre tivemos e que vem sendo realizado pela Prefeitura nos últimos anos, pela atual administração, e, por isso, é um privilégio estarmos aqui”, enfatizou.

Entre as centenas de alunos beneficiados está Milena Florindo que vai cursar Enfermagem, na Unifacig. Ela coloca que o transporte universitário facilita muito a vida do estudante. “É muito bom, porque a gente já gasta com mensalidade e material para estudo, então, ter a oportunidade de um transporte é muito bom”, afirmou.

Já Cleidiane Freitas da Silva, que vai estudar para Técnico em Agropecuária, na Orbis, em Manhuaçu, acentua que isso dá oportunidade a pessoas que teriam dificuldades se fossem pagar transporte. “Ter que pagar o transporte também, limitava muitas pessoas dentro de Ibatiba, porque conseguia a bolsa na faculdade, mas não conseguia pagar o transporte, e esse projeto é bom demais, alavancador no município”, colocou.

Lázaro Ferreira Silveira vai estudar Engenharia Agronômica, na Unifacig, e também acha que o projeto ajuda muitas pessoas que não possuem condições financeiras para pagar o transporte. “Isso vai ajudar muita gente e, para mim, está sendo ótimo”, disse.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #Transporte #Universitário #Programa #Futuro #Oportunidades #Estudantes #Faculdade #Iúna #Reduto #Manhuaçu |

Publicado em terça-feira, 08 de fevereiro de 2022