Ibatiba sedia debate regional do Tribunal de Contas sobre melhorias na educação capixaba

Aconteceu nesta terça (16), no Auditório Dimas Duarte Trindade, o debate regional sobre a implantação do Termo de Ajuste de Gestão (TAG) da Educação que o Tribunal de Contas está buscando implantar nos 78 municípios do Estado. O evento reuniu os municípios do Caparaó e foi liderado pelo Conselheiro e vice-presidente Rodrigo Coelho.

Os Prefeitos de Dores do Rio Preto, Bom Jesus do Norte, Muniz Freire e Guaçui, além do anfitrião, estiveram presentes, juntamente com os Vereadores de Ibatiba – Fernando Vieira (Presidente da Câmara), Silvio do Barateiro, João Pedro Rocha, Roberto Magnético, Jango Espanhol e da Secretária de Educação do município – Solange Sousa, que representaram a Terra dos Tropeiros.

De acordo com a corte, o TAG tem como objetivo a eliminação da concorrência entre as redes da educação básica municipal e estadual; a otimização e o reordenamento destas redes; a definição de critérios minímos exigidos para a escolha do gestor escolar; e a criação de uma câmara regional de compensação para disponibilização de servidores entre Estado e municípios, dentre outras ações para melhorar a educação capixaba.

Para o Prefeito Luciano Pingo que também é vice-presidente da AMUNES, iniciativa vem em boa hora e facilitará as tomadas de decisões pelos gestores públicos, pois é um brilhante trabalho orientativo que o Tribunal de Contas está realizando.

“Conselheiro Rodrigo Coelho, demais membros da corte e equipe técnica estão de parabéns, pois os municípios estão encontrando auxílio para modernização da gestão e isso facilita nossas ações. Em nome de Ibatiba e da AMUNES é só gratidão”, ressaltou o Prefeito anfitrião.

O conselheiro Rodrigo Coelho, relator do processo de proposta do TAG, é quem está liderando as reuniões, apresentando aos gestores os estudos e as medidas propostas no TAG, e debatendo os principais pontos.

“O nosso grande desafio é deixar estabelecido o consenso. A proximidade é uma demonstração cabal de que estamos abertos para esse consenso. E temos recebido a receptividade dos prefeitos, dos gestores de educação, que nos permite construir a evolução desse instrumento tão importante para a política de educação”, destacou o conselheiro.

Mais informações: https://www.tcees.tc.br/tce-es-inicia-reunioes-regionais-com-municipios-sobre-proposta-de-tag-da-educacao/

Publicado em quinta-feira, 17 de março de 2022