Ibatiba recebe recursos do Funcultura para a área cultural.

Para fomentar a cultura local e ainda garantir investimentos que estimulem e transmitam informações e conhecimentos, o município de Ibatiba receberá recursos financeiros do programa de coinvestimento da Cultura Fundo a Fundo. O programa vai transferir recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) para os Fundos Municipais de Cultura ampliando, assim, as ações de fomento à cultura no Estado, na medida em que os municípios estabeleçam as próprias políticas de fomento ao receberem o investimento.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo - SEMACULT, o Plano de Ação foi bastante discutido e aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Cultura de Ibatiba. O valor repassado pelo Governo do Estado é de R$ 83.328,33, e a Prefeitura fez a contrapartida de R$ 28.671,67, totalizando R$ 112 mil reais. “Este montante é um importante incentivo para o fortalecimento da Cultura local, e garantido exclusivamente para o edital, não podendo ser aplicado para outras finalidades”, pondera a Secretária de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Gecinete Pimentel de Carvalho.

O edital está em fase de finalização e será aberto em breve, e vai selecionar projetos de valorização da diversidade cultural de Ibatiba. Poderão ser inscritos projetos que contemplam os segmentos de música, literatura, dança, capoeira e artes visuais.  “O objetivo é promover e divulgar os artistas e suas produções, tendo em vista que diante a tantos talentos, fazedores de cultura ibatibenses, e em meio a uma pandemia mundial que paralisou todo o setor cultural, é de extrema importância a chegada desse recurso do FUNCULTURA no município, para fomentar à área cultural, atendendo também às demandas da sociedade que está sedenta por cultura”, completa Gecinete.

O Fundo a Fundo é operacionalizado pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo – FUNCULTURA (Lei Complementar nº 458, de 20 de outubro de 2008), e suas alterações posteriores, no Decreto n° 4960-R, de 27 de agosto de 2021, e suas alterações posteriores, na Instrução Normativa SECULT-ES n° 001, de 08 de outubro de 2021, e suas alterações posteriores, na Portaria n° 016-S, de 25 de fevereiro de 2022.  O Funcultura tem o objetivo de ampliar o acesso da população aos bens e serviços culturais, por meio da descentralização de recursos aos fundos municipais de cultura instituídos e apoio das políticas públicas municipais para o campo da Cultura.

Clique e acesse o Plano de Ação

Clique e acesse o Termo de Responsabilidade