Educadores concluem capacitação do Projeto computacional Explorador Kids

A Secretaria Municipal de Educação de Ibatiba inova mais uma vez com a aquisição de kits do Projeto Explorador KIDS. Nesta semana professores, diretores, pedagogos, monitores e coordenadores participaram da formação para atuação com o projeto. A Escola Helena Almocdice Valadão iniciou o projeto piloto em Ibatiba.
O Conjunto Explorador KIDS introduz, de forma lúdica e criativa, o pensamento computacional e a iniciação à programação através de práticas e interações, com o objetivo de garantir a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno de todas as crianças. O Projeto é destinado a crianças de 3 a 10 anos de idade (Educação Infantil e Anos Iniciais) e também para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), psicopedagogia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

O Conjunto Explorador KIDS foi desenvolvido por meio de metodologias educacionais e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), permitindo a realização e personalização de milhares de atividades pedagógicas alinhadas ao Currículo Escolar. A ideia é o desenvolvimento do pensamento computacional e iniciação à programação, construindo o pensamento lógico e letramento digital e Introduz ao letramento e aos conceitos matemáticos.

De acordo com a secretária de Educação, Elizete Monteiro, o kit oferece as escolas recursos tecnológicos capazes de desenvolver projetos e atividades pedagógicas envolvendo o pensamento computacional como estratégia no ensino e aprendizagem. “O objetivo é que os educadores da escola venham a integrá-lo em sua prática pedagógica de forma simples e eficiente”, finalizou Elizete.

Publicado em sexta-feira, 16 de setembro de 2022