PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA - ES - Link para página inicial

Técnicos fazem capacitação para diagnóstico rápido e seguro da esquistossomose

Técnicos de laboratórios de seis municípios, pertencentes a áreas endêmicas para esquistossomose,  participam nesta semana, em Ibatiba, de capacitação de atualização para diagnóstico da doença causado pelo parasita. Profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen) e da Vigilância Epidemiológica Estadual ministram o curso que está sendo realizado no Instituto Federal (IFES-Ibatiba). 
Além dos profissionais de Ibatiba participam do treinamento técnicos de Brejetuba, Conceição do Castelo, Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetiba e Laranja da Terra. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um treinamento teórico e prático, que aborda questões como modo de transmissão da esquistossomose; formas de prevenção da doença com ênfase no diagnóstico laboratorial; e noções de biossegurança. Conforme o biólogo e diretor do laboratório público de Saúde Municipal, Leandro Souza, um momento importante do curso é a abordagem sobre o método Kato Katz, específico para diagnosticar a esquistossomose por meio do exame parasitológico. “O treinamento se dá pelo fato de os municípios participantes, pertencerem a áreas endêmicas para esquistossomose, e o intuito é fazer o diagnóstico por busca ativa, através do programa de controle de esquistossomose. Assim, o propósito maior é manter a qualidade do serviço por meio do treinamento constante das equipes, proporcionando ao munícipe um resultado rápido e seguro”, explicou Leandro. 

A doença

A esquistossomose é uma doença transmissível causada pelo parasita Schistosoma mansoni. Popularmente conhecida como xistose, barriga d´água e doença dos caramujos, a esquistossomose é uma doença inicialmente assintomática, que pode evoluir para formas clínicas extremamente graves e levar o paciente a óbito. As formas intermediárias do parasita se desenvolvem em caramujos. Já na fase adulta, ele vive nos vasos sanguíneos do intestino e do fígado do hospedeiro definitivo, que na maioria dos casos é o homem. Os ovos do Schistosoma mansoni são eliminados no ambiente por meio das fezes do homem, ocasionando a contaminação de córregos, riachos, lagoas, valetas de irrigação, açudes e outras coleções hídricas. Assim, a prevenção da doença consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários liberando cercárias (larvas).

Entre os sintomas da esquistossomose, destaca febre, dor de cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dor muscular, tosse e diarreia. Nos casos mais graves da fase crônica, o estado geral do paciente piora bastante, com emagrecimento e fraqueza acentuada e aumento do volume do abdômen, conhecido popularmente como barriga d´água. (com informações da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo-SESA).

Assessoria de Comunicação

Publicado em terça-feira, 25 de outubro de 2022

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço:
Rua Salomão Fadlallah, 255 - Centro, 29395-000

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 08h00 às 17h00
Telefone(s):
(28) 3543-1654

E-mail:
ouvidoria@ibatiba.es.gov.br

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.