Cafés Especiais: Ibatiba tem primeiro produtor com selo “Denominação de Origem Caparaó”

O produtor de café ibatibense, Assildo Dias Silveira, é o primeiro produtor da Terra dos Tropeiros a receber o selo “Denominação de Origem Caparaó”. A cerimônia de entrega do registro foi realizada, no último sábado (17), no Teatro Fernando Torres, em Guaçuí, onde o lançamento oficial do Selo também foi realizado.

O evento foi realizado pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (APEC) que apresentou os primeiros cafés selados e as aplicações do projeto de branding da denominação de origem, uma parceria da APEC, Sebrae/ES e o Sicoob Credi-Sudeste.

O selo é destinado a produtores de café arábica em grãos verdes (grão cru) industrializado na condição de torrado e/ou torrado e moído, produzido na região do entorno do Parque Nacional do Caparaó, entre Espírito Santo e Minas Gerais.

Através do selo, o produtor também passa a receber a Indicação Geográfica, o IG, que é conferido a produtos que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

“Nosso café ibatibense, por meio do produtor Assildo, recebeu um registro de rastreabilidade, ou seja, que protege e certifica a procedência e a qualidade dos grãos e dos processos de produção, um processo muito importante para a nossa região e produtores como valorização”, explicou o secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Eduardo Silveira.

O ibatibense Hélio Moreno, produtor do 12º melhor café do Brasil, título conquistado na Semana Internacional do Café, também participou do evento.

Publicado em terça-feira, 20 de dezembro de 2022