Prefeitura institui Centro de Operações de Emergência para enfrentamento das Arboviroses

O prefeito de Ibatiba Luciano Pingo assinou nessa quinta-feira (16), o Decreto Municipal nº 39/2023 que delibera ações de combate a Dengue em Ibatiba. Entre as ações está a criação do Centro de Operações de Emergência para enfrentamento das Arboviroses.

O Centro de operações composto por representantes do Gabinete do Prefeito, Secretaria de Saúde, Secretária de Educação,  Secretária de Administração, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e  Coordenação de Cerimonial e Eventos terá a missão de acompanhar e estabelecer estratégias de ações voltadas à prevenção e controle da dengue e outras arboviroses.

Nesta semana, integrantes do Centro de Operações estivaram reunidos com equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SESA) para discutir ações emergenciais de combate ao mosquito transmissor de arboviroses. O último boletim atualizado do dia 10 de março, publicado pela SESA,  mostra Ibatiba classificado com incidência alta de casos de dengue.

“O Centro de operações terá o papel de desenvolver medidas para combater o mosquito transmissor das doenças na cidade e precisamos muito do apoio e envolvimento da população para combater e eliminar os criadouros. É uma questão de saúde pública e por isso a população precisa nos ajudar nesta ação emergencial”, explicou Luciano Pingo.

Aedes Aegypti

A principal ação de combate ao mosquito é evitar sua reprodução. O Aedes Aegypti se prolifera nos locais onde se acumula água. Por isso, é importante não deixar recipientes expostos à chuva, além de tampar caixas d’agua e piscina.

Recomenda-se também a instalação de telas de proteção em janelas e portas e o uso de repelentes.

Publicado em quinta-feira, 16 de março de 2023