ODS: Ibatiba efetiva planejamento e execução dos 17 eixos de desenvolvimento sustentável

O município de Ibatiba está integrado às ações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A adesão aos objetivos feitos pela Prefeitura de Ibatiba tem a meta de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da Terra dos Tropeiros se baseando nos 17 eixos que protagonizam os ODS.

Nesta semana, os quase 60 novos agentes dos ODS, via Poder Executivo, passam a contribuir para que as ações sejam efetivadas em Ibatiba. Foram dois dias de formação, realizado no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A mobilizadora da Formação ODS em Ibatiba, Silvia Scussulin, explicou que a imersão  com os servidores de Ibatiba e colaboradores convidados foi o primeiro passo para aprofundar nas metas. “Já começamos a trabalhar com as possibilidades de ações para que o planejamento seja executado dentro dos 17 eixos e da realidade de Ibatiba. Tivemos momentos de diagnóstico e também de propostas para a melhoria das ações que já são executadas e propostas pensadas para implementação da Agenda 2030”, explicou Silvia.

“São muitos os desafios e sabemos que muitas pessoas também estão pessimistas diante do potencial para ser alcançado com os ODS. Mas, em Ibatiba, por exemplo, já alcançamos diversos avanços e seguimos otimistas que integrando a esse projeto, com planejamento e ação, na Terra dos Tropeiros os desafios serão apenas oportunidades e caminhos para avançarmos mais”, destacou o prefeito Luciano Pingo.

Os ODS abrangem questões e ações de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneameanto, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social. Os objetivos foram estabelecidos via Organização das Nações Unidas (ONU). Os 17 eixos resultam de décadas de trabalho colaborativo entre a ONU e diversos países e estabelecem metas para a agenda 2030. A Agenda 2030 da ONU é um plano global para atingir em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações.

Publicado em quinta-feira, 20 de abril de 2023