Agosto Lilás: Encontro destaca principais tipos de violência doméstica

A sociedade ibatibense diz NÃO a violência doméstica. Nessa segunda-feira (28), na sede da Câmara Municipal de Ibatiba, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou, mais uma ação, para discutir o tema em referência a campanha de Conscientização do Agosto Lilás.

Com a presença de diversos representantes da sociedade civil, a palestrante convidada, Aspirante a Oficial Letícia Bandeira, palestrou no evento destacando os principais tipos de violência doméstica que a mulher sofre no âmbito familiar. A Oficial ainda citou sobre a violência doméstica patrimonial, que muitos desconhecem e que acaba passando despercebida.

“A violência patrimonial é aquela em que o agressor gera prejuízo financeiro ou a perda de bens que têm valor sentimental para a vítima. Destruição de celular e de documentos são exemplos comuns da prática de violência patrimonial no âmbito da violência doméstica”, explicou a Oficial Letícia Bandeira.

Durante a palestra, a Oficial ainda informou que o 14° Batalhão, através da Patrulha Maria da Penha, realiza as visitas tranquilizadoras e faz o acompanhamento as mulheres que foram vítimas de violência. Dando proteção e prevenção as mulheres que sofreram violência, realizando visitas e acompanhando se estão sendo obedecidas as medidas judiciais aplicadas.

Durante o encontro, também foi destacado que o tema violência doméstica tem sido levado para as escolas, para as salas de aulas para que os alunos tenham o conhecimento desde assunto, que é de suma importância.

A Vice-Prefeita Dra. Criziane Moreno também falou durante o evento e frisou a importância de denunciar os agressores.
“Denunciar é o caminho que as famílias e mulheres têm para se protegerem. Temos os canais da Polícia e por meio da Sala Lilás de Ibatiba também temos o Disk Denúncia ferramentas de extrema importância para ajudar a combater a violência doméstica”, disse Dra. Criziane durante o evento.

Participaram do evento a Vice-Prefeita de Ibatiba, Dra. Criziane Moreno, a Secretária Municipal de Assistência Social, Nilcilaine Florindo, a coordenadora do Creas-Ibatiba, Quécia Cristina de Abreu, a Aspirante a Oficial PM Letícia Emerick Bandeira, Subcomandante da 1ª Cia, Capitão PM Érika Fernandes Amorim Quarto, Comandante da 1ª Cia,  Cabo Cassia Caçador Machado e Soldado José Rômulo Frade, da Patrulha Maria da Penha, 3° Sgt Lia Bretz Rodrigues, 3° Sgt Ana Angélica Santos Amigo Miranda e Cabo Muara Oliveira Lima.

Denuncie!
Violência Doméstica