Ibatiba, Pacto pela Paz: 12 piscólogos atuando nas escolas e creches

O Programa Ibatiba: ‘Pacto Pela Paz’ criado, por meio da Lei Complementar nº 274/2023, para atuação na rede escolar já completou um ano e segue cumprindo o seu objetivo.

Atualmente, todas as escolas e  creches do município contam com psicólogos e a Secretaria de Educação ainda tem dois assistentes sociais que atuam por meio da proposta do programa para garantir uma cultura de paz.

Em cada escola, os profissionais da psicologia mantém uma comunicação próxima com os professores, oferecendo orientações e estratégias para lidar com desafios específicos dos estudantes. Intervenções conjuntas com toda a equipe escolar são realizadas para promover uma abordagem integrada às questões educacionais e emocionais.

Na Escola Municipal Marlene Rodrigues Ávila, por exemplo, de acordo com a psicóloga Luana Erika Silva são realizadas intervenções em grupos utilizando formatos como rodas de conversa e palestras, para abordar questões fundamentais à saúde emocional e ao convívio social dos alunos.

“Entre os temas tratados estão  aconscientização ao autismo, bullying, violência, prevenção ao suicídio, gestão emocional, formação de redes de apoio e fortalecimento dos vínculos interpessoais”, explicou Luana.

Além das intervenções em grupo, são realizados encaminhamentos colaborativos quando necessário, envolvendo psicopedagogos, fonoaudiólogos, neuropediatras/psiquiatras ou psicólogos clínicos. As ações são cuidadosamente planejadas para fornecer suporte acadêmico e emocional personalizado a cada aluno.
Um aspecto crucial do trabalho é o envolvimento gradual das famílias dos alunos no processo educacional. São realizadas reuniões e conversas para compartilhar experiências, identificar necessidades individuais e definir estratégias de suporte, fortalecendo a parceria entre escola e família.

“A psicologia oferece acolhimento individualizado das demandas dos alunos, atendendo suas necessidades emocionais e fornecendo suporte personalizado conforme necessário. Encaminhamentos adicionais são feitos para garantir que cada aluno receba o suporte ideal para seu desenvolvimento”, detalhou ainda a psicóloga.

As iniciativas do projeto ‘‘Pacto pela Paz’’ com a presença do psicólogo nas escolas não apenas melhoram o ambiente educacional imediato, mas também estabelecem bases sólidas para o crescimento pessoal e acadêmico a longo prazo dos alunos.

“Este modelo não só deve ser apoiado, mas também expandido, garantindo que mais estudantes se beneficiem de um suporte emocional e acadêmico eficaz”, finalizou Luana.

Publicado em quarta-feira, 03 de julho de 2024