A Terra dos Tropeiros novamente é destaque nos Cafés Especiais: o Sítio Monte Hermon se tornou o terceiro melhor Café Arábica do Estado.
Na segunda (16), no Palácio Anchieta aconteceu a edição do Prêmio de Cafés Especiais do Espírito Santo 2024, promovido pelo Governo do Estado.
O produtor Assildo Dias da Silveira conquistou o terceiro lugar na premiação. Os finalistas do concurso, tanto de arábica quanto de conilon, passaram por uma rigorosa avaliação realizada por juízes certificados durante a Semana Internacional do Café. Já as propriedades também foram auditadas pelo Incaper para verificar o cumprimento de práticas sustentáveis.
A premiação é organizada pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O concurso busca destacar a qualidade e a sustentabilidade da cafeicultura capixaba, reconhecendo as melhores amostras de café arábica e conilon produzidas no Estado.
O produtor Hélio Moreno Rodrigues também participou da premiação e ficou em 5o lugar, também na categoria arábica.
No início de novembro, Ibatiba apresentou os vencedores do Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica 2024. No total, R$ 150 mil em premiações foram entregues aos vencedores, a maior Premiação do Estado. O concurso também incluiu mulheres produtoras de Ibatiba ampliando e fortalecendo a produção familiar.
O Prefeito Luciano Pingo, o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio - Eduardo Silveira, o Coordenador do INCAPER de Ibatiba - Engenheiro Agrônomo Cristiano Cateringer e a Vereadora Eleita Marli Tiengo participaram da solenidade.
Publicado em terça-feira, 17 de dezembro de 2024