Ibatiba está fazendo bonito na conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Ao longo das duas últimas semanas Ibatiba vem realizando ações para mobilizar a sociedade contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes dentro da campanha FAÇA BONITO.

O município, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social– CREAS, abraçou essa que é uma mobilização nacional, e, da mesma forma, vem utilizando como símbolo uma flor amarela e tem como referência a data do dia 18 DE MAIO, que é o DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

A assistente social, Luciana Rodrigues, destacou a importância de denunciar: “É preciso formar multiplicadores desta campanha, para que, por meio dela possamos alertar e convocar toda a sociedade para o combate da violência sexual contra crianças e adolescentes. Devemos sempre estar atentos e denunciar tal crime, pois quem se cala, também está violentando”.

E a campanha conta com a parceria da Secretaria de Educação. Foram 7 palestras em escolas realizadas pela equipe CREAS, mobilizando quase quinhentos alunos de 9 a 11 anos, e inúmeras atividades desenvolvida pelo corpo docente com os alunos de 6 a 8 anos dentro de sala de aula.

A pedagoga da Escola Eunice Pereira da Silveira, Sara Lima, contou que o trabalho com os alunos da sua unidade foi desenvolvido a partir de material selecionado pelos coordenadores da campanha. “Então nós criamos o jogo do ‘pode’ e ‘não pode’ com as coisas para evitar o abuso”.

Já a pedagoga da Escola Cachoeira Alegre, Simone Soares Corrêa, destacou a confecção, pelos alunos, de flores símbolo da campanha. “Os alunos assistiram vídeos informativos, cantaram músicas e confeccionaram a flor temática, houve grande envolvimento de todos”.

E a parceria com a Polícia Rodoviária Federal resultou na realização, no dia de ontem, de uma blitz educativa na BR 262. Foram mais de quatro horas de atividade e dezenas de motoristas abordados.

Sexta-feira, 18 de maio, é o Dia D da campanha com mobilização para toda sociedade na Praça David Gomes e passeata de alunos da Escola Eunice Pereira da Silveira.

Publicado em quinta-feira, 17 de maio de 2018