Programa LIDER: Prefeitura, sociedade e Sebrae juntos pelo desenvolvimento Regional

Desenvolver a região do Caparaó, através da qualificação e protagonismo de lideranças para a elaboração de planos de ação, foi o motivo que trouxe o Sebrae ontem (10) à Ibatiba. Pela manhã, na sede da Secretaria de Agricultura, o prefeito Luciano Pingo e a equipe da entidade receberam representantes de diversos setores da sociedade para o processo de mobilização para o Programa.

Estavam presentes lideranças do turismo, comércio, Igrejas, agricultura e do Poder Executivo. Dentre eles foram definidos quatro nomes que representarão Ibatiba em um grupo de trabalho, com participantes de outros 12 municípios do Caparaó, para elaboração de uma agenda de desenvolvimento regional.

Zenilda Rocha, analista do Sebrae e gestora do programa explicou que os próximos passos são a qualificação dessas lideranças através de oficinas para que se tenha como produto final um Plano de Ação.

Rocha destacou que a grande proposta do LIDER é a qualificação das lideranças. “Deixar um legado de qualificação na região”.

O consultor do Sebrae, Beto Maciel, destacou que se trata de um programa do Sebrae Nacional, com uma trajetória de sucesso. “É um programa robusto e o Caparaó foi escolhido no Espírito Santo”.

Ibatiba será representada na esfera do Poder Executivo pelo secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Antônio Gomes e pela Secretária de Assistência Social, Carla Pereira Pinto; o representante dos produtores rurais será Luciano Lucindo; do setor do agroturismo fiocu definido o nome empresária e presidente a Associação Gestora de Turismo Rural de Ibatiba – Geturi, Luzitana Salgado, e o empresário e presidente da Associação Comercial de Ibatiba – ACIBA, Junior Freitas, representará os comerciantes.

Publicado em quarta-feira, 11 de julho de 2018