Prefeito promove um dia de homenagem a jovens ibatibenses pelo Dia do Estudante

O dia de ontem (9) foi marcado por atos simbólicos em homenagem ao Dia do Estudante, comemorado no próximo dia 11 de agosto. Vários encontros sucessivos aconteceram ao longo do dia, no gabinete, onde o Prefeito Luciano Pingo recebeu jovens convidados.

A primeira visita do dia aconteceu logo no começo manhã e foi feita por um grupo de universitários que utiliza o transporte gratuito, oferecido através do Programa Futuro de Oportunidades. Na ocasião, foi lançada uma pesquisa que será ferramenta para melhoria dos serviços prestados e mensuração do impacto social do programa, visando fortalecer a ação, inclusive, no âmbito das leis municipais.

“A faculdade tem como financiar, mas o transporte não tinha como financiar. Hoje, com o Programa Futuro de Oportunidades, a gente pode direcionar esse dinheiro, no meu caso, por exemplo, para livros”, destacou o estudante João Pedro Caetano que é presidente do Conselho Municipal da Juventude e usuário do transporte universitário gratuito.

Na sequência Pingo recebeu um grupo de jovens estudantes que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática da Obmep. Entre eles medalhistas e menções honrosas, títulos que lhes renderam, neste dia, um certificado de honra ao mérito da Prefeitura Municipal.

“Estou muito orgulhosa em receber essa menção honrosa, pois eu trabalhei muito para isso, estudei bastante, (orgulhosa) não só por mim, mas por todos que estão aqui por que sei que todos merecem esse reconhecimento”, declarou a estudante Aguina Oliveira, menção honrosa nas olimpíadas de matemática.

“Ter reconhecimento ajuda muito a continuar porque eu vejo que o que eu estou fazendo vai me gerar alguma coisa, porque já está gerando. É um grande incentivo”, falou o estudante Lucas de Oliveira que também medalhou na Obmep.

Da matemática ao esporte. Mais certificados foram entregues, desta vez para jovens atletas de Ibatiba que encheram a mesa do gabinete de medalhas e histórias de superação e dedicação.

O atleta Bismarck Gouvea destacou que contar com o apoio da Prefeitura Municipal é muito importante. “(o apoio) É muito importante para gente que já pratica, mas também para abrir portas para projetos sociais”.

E ainda no campo do esporte, Luciano homenageou também, com certificados, os estudantes que se destacaram, em 2018, nos Jogos Estudantis – Jees.

Mais uma visita e mais certificados, desta vez receberam as homenagens os estudantes do IFES que se destacaram nas olimpíadas nacionais em história do Brasil e serão os únicos representantes do Estado na etapa nacional que acontecerá em Campinas/SP.

E para fechar a programação, já no final da tarde, um bate papo sobre protagonismo juvenil com membros do Grêmio Estudantil Lincoln Bicalho Roque da escola Maria Trindade de Oliveira.

“Fico muito orgulhoso de receber todos esses jovens aqui no gabinete. Saber que Ibatiba representa o Estado em uma olimpíada de história, ou saber que a atleta da terra, Daniela Castilho, ocupa a 30ª posição nacional na sua categoria no jiu-jitsu e a 100ª mundial, são só alguns dos motivos pelos quais saio daqui hoje muito honrado. Isso nos motiva a trabalhar para ampliar as políticas públicas voltadas para a juventude. Cada um que veio aqui hoje tem seus méritos, universitários que estão na batalha por uma profissão, estudantes que se destacam em projetos educacionais, atletas, todos em busca de oportunidades”, declarou o prefeito Luciano Pingo.

Estiveram presentes também nas homenagens os vereadores Beto da Saúde, Paulinho do Eucalipto e Jorcy Sangi; além do Diretor geral do Ifes – campus Ibatiba, Eglon Rhuan, e professores que vieram orgulhosos acompanhar seus alunos.

A ação foi liderada pela Diretoria de Juventude e Cultura e teve como foco valorizar a juventude e promover o diálogo com o Poder Executivo.

Publicado em sexta-feira, 10 de agosto de 2018