Criada Comissão do Horto Florestal

O prefeito Luciano Pingo criou, nesta terça-feira (25), a Comissão do Horto Florestal de Ibatiba, em reunião, no gabinete, com a presença dos seus integrantes, o professor Mardem Barbosa, do IFES; Dadiane Vieira, IDAF; Heraldo dos Santos, Incaper e pela Prefeitura Municipal Ulysses Lopes, planejamento; Bruna Loura, procuradoria e Daiana Trindade, Meio Ambiente.

A comissão tem por objetivo propor ações de preservação e utilização da área do Horto Florestal.

“Estamos iniciando a Comissão do Horto Florestal para avançar em ideias, buscar alternativas”, declarou Luciano Pingo, que contextualizou que o Horto havia sido considerado um importante patrimônio do munícipio, mas que atualmente se configurava em um problema, com risco de queda de árvores, invasões e queimadas.

Pingo sugeriu que o Plano de Trabalho deve ser iniciado com o levantamento jurídico sobre a área, questões de propriedade e enquadramento ambiental.
Conforme informação do professor Mardem a área ocupada do horto, atualmente, gira em torno de 10 hectares e outra parte, sem ocupação, em torno de 20 hectares.

Os trabalhos do grupo ganharam força com a intenção do professor de somar material humano, com o envolvimento de corpo técnico e estudantes do Instituto e da disponibilização, pela Dadiana, para a utilização de equipamento de localização do IDAF.

O envolvimento da comunidade nas ações para o Horto foi uma sugestão de Heraldo Santos, que também propôs a convocação dos servidores Leandro Sousa e Dayane Brumatti para comporem ao Comissão, já que ambos realizaram estudos sobre a área, o que foi aceito pelo grupo.

A reunião terminou com a definição da Engenheira Ambiental, Daiana Trindade, como presidente da Comissão.

FELIPE.ALVES

Publicado em terça-feira, 19 de setembro de 2017