Prefeito defende renegociação de dívida dos agricultores rurais

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, se uniu aos produtores rurais do Estado para ser um dos porta-vozes, frente à classe política, de um pleito do meio rural capixaba. A pauta em questão se refere à renegociação, junto a instituições financeiras, de dividas de crédito rurais dos produtores.

O prefeito Luciano, que recentemente assumiu a cadeira da diretoria de Agricultura da Associação dos Municípios do Espirito Santo – AMUNES, comprometido com os produtores e sensibilizado pelas dificuldades que o setor vem passado fruto de um conjunto de circunstâncias desfavoráveis que estão comprometendo socioeconomicamente os agricultores, enviou um ofício ao governador, senadores e deputados federais e estaduais, trazendo à luz esse problema e colocando a necessidade apontada pelos agricultores de criação de uma lei que estabeleça obrigatoriedade de instituições financeiras em renegociar dívidas, no moldes de uma Lei Federal já existente, a Lei nº13.340 e outras resoluções de mesmo cunho.

No oficio Luciano cita a grave crise hídrica que assolou o estado por três anos consecutivos, os problema com as safras, crise econômica brasileira e afirma que os produtores estão enfrentando “enormes dificuldades para honrar os compromissos de crédito rural contraídos”.

“Espero com essa inciativa, que fazemos em atendimento ao produtores, abrir caminho para uma solução deste quadro de endividamento que a agricultura capixaba se encontra e, dessa forma, combater a inadimplência e o abandono do campo. Mandamos um oficio às lideranças políticas e agora vamos acompanhar esse pleito de perto”, destacou Luciano Pingo.

Essa iniciativa se deu em parceria com a Associação Agricultura Forte.

Publicado em sexta-feira, 05 de abril de 2019