Mais agilidade no resultado do teste do pezinho em Ibatiba

Em Ibatiba, os pais estão tendo acesso com muito mais rapidez ao resultado do Teste do Pezinho oferecido na rede pública, através Laboratório de Saúde Pública Municipal de Ibatiba - LASPUMI. O resultado que hoje sai entre 10 a 15 dias, até pouco tempo atrás, chagava levar 60 dias ou mais.

O biólogo do Laspumi, Leandro Sousa, explicou que essa condição foi alcançada através de melhorias na parte logística. “Isso se deve pois, agora, os resultados ficam dispostos em uma plataforma online, o que dá agilidade na sua entrega”.

Leandro comentou também que, dessa forma, os bebês que precisarem buscar tratamento, podem começar a se tratar o quanto antes. “Com isso os papais e as mamães tem acesso rápido ao resultando do teste do pezinho do seus filhos, o que agiliza qualquer medida que seja necessária em relação a saúde dos nossos bebês.

Teste do pezinho

A Triagem Neonatal, também conhecida como o teste do pezinho é um meio de se fazer o diagnóstico precoce de diversas doenças congênitas assintomáticas no período neonatal, permitindo a prevenção contra as sequelas que podem causar se instaladas no organismo humano.

A coleta nunca deve ser feita num período inferior a 48 horas de amamentação e nunca superior a 30 dias, sendo o ideal entre o 3º e o 7º dia de vida.

Publicado em terça-feira, 14 de maio de 2019